This is where you stick random tidbits of information about yourself.
CriadoMudo
sábado, fevereiro 01, 2003
Alguém lembra?
Sobre o Cortázar, A Casa Tomada (do livro Bestiário) e alguns parênteses sobre o fato de eu gostar dos textos dele mesmo não tendo o menor saco para literatura fantástica e afins.
"A Casa Tomada é um exemplo célebre do realismo fantástico do escritor argentino. Mais do que isto. Alude também a desconstrução do fantástico original, construído por escritores como Edgar Allan Poe e E.T. Hoffmann. O fantástico do Cortázar não usa de recursos sobrenaturais para permear a narrativa. Usa sim, as próprias reações humanas para causar o choque necessário para este tipo de narrativa. A completa falta de reação das personagens, a fuga incessante, o desejo louco de acomodação a qualquer custo cumprem as vias dos sobrenatural. Melhor. Usa também a metáfora do útero, do desejo materno, simbolizado tanto na casa como na irmã para evitar a recusa da mudança de vida."
Esse conto é delicioso mas, infelizmente, não achei disponível para compartilhar. De qualquer forma aconselho a leitura. Vale a pena. Ele fala sobre invasão, acomodação, falta de interesse em resolver o que nos incomoda de fato entre otras cositas más. E as possibilidades que temos ao lê-lo e a universalidade e a perda de um mundo e o Winnicott e a fuga e, ai!, é isso. :)
quinta-feira, janeiro 30, 2003 A IMAGEM DO SOM ...
Pensei agora que esse poderia ser o nome do blog já que quase sempre relaciono imagens, pensamentos, músicas etc. Mas adoro meu criado.
Quantas críticas...
Tentei ver "a imagem do som do rock-pop", mas voltarei ao Paço com menos pressa.
Andei escevendo, mas não tenho meus rabiscos por aqui.
Por hora é só. Volto com calma.
" Este seu olhar
Quando encontra o meu
Fala de umas coisas
Que eu não posso acreditar
Doce é sonhar
É pensar que você
Gosta de mim
Como eu gosto de você!
(...)
Ah, se eu pudesse entender
O que dizem os teus olhos..."